Saiba como conseguir um aluguel sem fiador de forma simples e fácil!

Com este blog, você vai saber tudo sobre o processo de como conseguir um aluguel sem fiador de forma rápida e simplificada. Acompanhe! 

Sabemos que é muito comum ao pensar em alugar um imóvel: quem será o fiador nessa transação? Afinal, entendemos que é uma grande dor de cabeça encontrar alguém que queira se comprometer nesse processo e esteja disposto a se responsabilizar por alguém no caso de inadimplência.

E foi por conta de todo esse constrangimento e burocracia que o mercado imobiliário decidiu evoluir. E desta forma, surgiram outros modos de conseguir alugar o imóvel dos seus sonhos de forma rápida e totalmente descomplicada. 

Sendo assim, nesse artigo vamos te contar o que é um fiador e porque atualmente essa é uma opção praticamente impraticável para as pessoas que desejam alugar um imóvel e quais vem sendo os meios mais utilizados.

O que é um fiador e porque preciso de um?

Frequentemente, quando precisamos efetuar um acordo, é necessária alguma garantia de que caso o acordo não seja cumprido, a outra parte não fique no prejuízo. Portanto, o fiador nada mais é alguém que ficará responsável por arcar com as despesas do aluguel, caso o locatário fique inadimplente. E nesses casos, o fiador acaba sendo um parente ou um conhecido próximo que esteja disposto a te ajudar nesse processo. Essa precaução é a mais usada no mercado porque não apresenta nenhum tipo de custo financeiro, nem para o locador e nem para o locatário.

O fiador deve também preencher a uma lista de requisitos como:

  • ter renda mensal três vezes superior ao valor do aluguel pretendido;
  • não ter o nome registrado no Serasa, SPC ou outros;
  • ser uma pessoa próxima, que esteja disposta a assumir os riscos;
  • não ser fiador de outro imóvel;
  • possuir um imóvel próprio como garantia;
  • em caso de inadimplência, assumir o pagamento da dívida.

Como então conseguir um aluguel sem fiador?

Hoje existem várias opções de como alugar um imóvel sem precisar de um fiador, porém para encontrar a ideal para você é necessário conhecer cada uma delas para não ter dúvidas ou não cometer nenhum erro.

Conheça agora as 4 modalidades mais utilizadas por quem quer um aluguel sem fiador: seguro fiança, caução em dinheiro, título de capitalização e o credpago. 

Caução em dinheiro

Essa é uma modalidade tão antiga quanto fiador, mas que nem todas as imobiliárias aderiram. A caução nada mais é que o depósito pelo inquilino de no máximo 3 vezes mais que o valor do aluguel em uma poupança da imobiliária no ato do fechamento de contrato. Esse dinheiro só será utilizado no caso do não pagamento do aluguel e se, ao final do contrato todos os pagamentos estiverem quitados e não houver nenhuma avaria, o valor é devolvido ao inquilino. 

A vantagem dessa opção é justamente a devolução do dinheiro, porém a desvantagem é que desembolsar esse valor de uma única vez pode pesar no bolso. 

Outra possibilidade válida é de que ao invés do depósito em conta, a caução também pode ser um imóvel ou um carro registrado no nome do inquilino entregue como garantia se ele não pagar o aluguel.

Seguro fiança

Essa opção é considerada por muitos o modo mais seguro de como ter um aluguel sem fiador, além de garantir maior flexibilidade para o locador e para o locatário. 

O seguro fiança consiste na aquisição de uma apólice junto a uma seguradora por parte do inquilino e no caso de qualquer eventualidade, ela que arca com o seu aluguel, podendo existir pacotes que cobrem não só a mensalidade, mas também o IPTU, possíveis danos ao imóvel ou taxas de condomínio. Ele geralmente custa 1,5 do aluguel, mas pode variar conforme a análise de crédito do locatário. Para o dono do imóvel as vantagens são inúmeras, como a garantia de recebimento do valor do aluguel em caso de inadimplência e ele não precisa se preocupar com possíveis medidas judiciais contra o inquilino. 

Essa é uma ótima modalidade também pelo fato da rapidez e agilidade em entregar as chaves do imóvel, evitando também maiores conflitos e dores de cabeça para ambas as partes no contrato de locação.

Título de capitalização

O título de capitalização é uma opção tão interessante e viável quanto a caução, já que as duas modalidades são muito parecidas pelo fato de que ambas exigem um depósito em conta previamente estipulado (podendo variar entre 06 a 10 vezes do valor do pacote mensal de aluguel/encargos). A modalidade prevê que o dono do imóvel pode sacar a quantia aplicada no título em caso de descumprimento do inquilino, assim como a caução. E caso o locatário cumpra com todas as suas obrigações, ao final do contrato ele poderá sacar o valor investido devidamente corrigido.

Essa forma é a mais escolhida dentre as pessoas que são entusiastas do universo de investimentos, lembrando que há diferentes fundos, tanto mais ou menos arriscados. 

A contratação é muito simples e não precisa compromovar renda. Já a renovação do título ocorre de forma automática, e caso não deseje isso, o inquilino recebe o dinheiro de volta com as correções monetárias.

Credpago

Essa opção é a que menos tem burocracia e a mais inovadora do mercado. Ela surgiu para facilitar o processo de locação eliminando toda a dor de cabeça e atuando de forma 100% online.

Com essa ferramenta, o locatário precisa somente apresentar seus documentos pessoais como RG, CPF e comprovante de residência e a última fatura do cartão de crédito, sendo que o limite do mesmo deve ser quatro vezes maior que a fatura apresentada. Sendo possível também reunir a renda, ou seja, a soma de cartões de até quatro pessoas em um mesmo contrato de cartão.

A análise é rápida e eficiente, sendo concluída em apenas 15 minutos e todo o processo é feito na internet. No caso de aprovação, a imobiliária ou o proprietário contrata o serviço por meio de um cadastro no site.

Esta modalidade de segurança pode ser utilizada para locações residenciais, comerciais e universitárias.

Com todas essas opções podemos perceber como ficou mais fácil conseguir aluguel sem fiador, não é mesmo? É muito mais ideal para qualquer pessoa, por ser mais prático, rápido, tranquilo e seguro.

Dessa forma, os locatários deixam para trás os impasses de encontrar alguém que atenda ao perfil exigido para ser fiador e os proprietários têm a garantia de retorno em caso de inadimplência.

A escolha de qual modalidade seguir depende de muitos fatores, porém o mais importante nisso tudo é optar pelo caminho que traga mais segurança e conforto para ambas as partes. Tanto locador quanto locatário devem ter certeza da sua escolha e devem buscar um formato que atenda às suas expectativas.

Sendo assim, a Gomes de Almeida está buscando cada vez mais se inovar no mercado de aluguéis para que você consiga encontrar o imóvel dos seus sonhos e poder se mudar sem precisar se preocupar, enfrentar filas ou burocracias.

Por isso, ter uma imobiliária como uma segurança, com uma equipe profissional faz toda a diferença nesse processo, ela vai te auxiliar a encontrar o melhor caminho para você!

Para escolher uma boa imobiliária, acesse www.gomesdealmeidaimoveis.com.br e solicite mais informações sobre aluguel sem fiador. Lá, você encontra imóveis novos, imóveis especiais, atendimento personalizado e outras facilidades. Encontre o seu lar com a gente! Fique atento as nossas novidades sobre aluguel, apartamentos, imóveis e tudo do universo das imobiliárias! www.gomesdealmeidaimoveis.com.br/blog

Izabella Penna

Izabella Penna

O que achou dessa matéria? Deixe sua opnião abaixo:

Sobre nós

Buscar a excelência nos serviços com soluções imobiliárias personalizadas para os seus clientes. Este é o objetivo da GOMES DE ALMEIDA IMÓVEIS, a partir da vasta experiência profissional de seus diretores no ramo imobiliário.

Posts rescentes

Siga-nos

Deixe seu e-mail para receber novidades