Como comprar um apartamento – 6 dicas importantes

Através deste artigo você encontrará 5 dicas valiosas para comprar seu apartamento.

2020 está cada vez mais próximo, trazendo o momento propício para investir em seus principais objetivos. Se a compra de um apartamento se encaixa perfeitamente nos seus planos, podemos te ajudar, através de 6 dicas, a tirar a meta do papel e conquistá-la mais rápido do que imagina.

#Dica 1: Invista em seu objetivo

Apesar de parecer óbvia, nossa primeira dica é fundamental para uma mudança definitiva no modo de enxergar suas metas. 

Se alguém te perguntasse o que você está fazendo hoje pelo sua maior, você saberia responder?

A realidade é que a grande maioria das pessoas investem de maneira abrupta em seus sonhos, quase sempre através de oportunidades que surgem quando menos espera.
Criando maneiras de investir rotineiramente na compra de um apartamento, você aumentará as probabilidades de encontrar as melhores oportunidades e estará financeiramente amparado para arcar com os custos.

De maneira prática, estude sua vida financeira, entenda quanto e por quanto tempo você pode investir para realização desta meta e comece hoje a separar tal valor de sua renda.
Como #dicaextra e muito valiosa, a gente te indica a não somente poupar um valor fixo, mas investir efetivamente através de uma corretora, fazendo com que este dinheiro trabalhe por você.

#Dica 2: Tenha um bom valor de entrada

Em caso de financiamento, procure contribuir com um bom valor de entrada, pois desta maneira, é possível diminuir o valor e quantidade de parcelas.
Além da #dica 1, vale a pena buscar maneiras da arrecadação de renda extra para agregar ao valor de entrada, ou então utilizar seu FGTS para aumentar o valor e conseguir boas condições de negociação. 

#Dica 3: Regra 50-30-20 aplicada na compra de seu apartamento

Você conhece o método 50-30-20? Este é um método muito simples para organização financeira, o qual delimita uma porcentagem específica para suas categorias de gastos. A regra se aplica considerando 50% de sua renda destinada a gastos fixos e essenciais. 30% correspondem aos gastos para a categoria “estilo de vida” e os demais 20% para investimentos. 

Pensando na aplicabilidade na compra de um apartamento, o valor reservado para esta meta deve se deslocar entre essas três categorias. Ou seja, durante seu investimento no objetivo (dica 1), procure atingir 20% de sua renda destinada ao valor de entrada. Futuramente, o valor fixo da parcela será inserido dentro dos 50% de seus gastos fixos. É importante considerar todos os custos essenciais dentro dos 50%, ok? 

A partir deste método você saberá quanto poderá investir na compra de seu apartamento sem prejudicar seus demais custos!

#Dica 4: Simule sua nova realidade desde já

A compra de um apartamento pode ser realizada a vista ou através de um financiamento. Para ambas as opções, as consequências financeiras são rapidamente percebidas em sua rotina.
Para que este processo seja o mais tranquilo possível, a dica é se organizar a partir do valor pretendido ao investimento de um imóvel e iniciar um estilo de vida condizente ao valor disponível para seus demais custos além do valor fixo da dívida. Assim você evitará maiores desgastes e intercorrências financeiras durante o processo de compra de seu apartamento.

#Dica 5: Inicie uma reserva de emergência 

A compra de um apartamento acarreta um comprometimento financeiro por um longe período, que se mantém independente de qualquer alteração em nossa vida financeira. Para não sofrer com atrasos ou até mesmo a impossibilidade de manter o contrato de financiamento, é fundamental que você inicie uma reserva de emergência agora. Este dinheiro deve servir única e exclusivamente para situações de verdadeira emergência, e você não deve contar com este valor para demais objetivos ou compras inesperadas, ok?

Para atingir um valor suficiente para esta reserva, você deve se basear no seu custo de vida mensal para, no mínimo, 6 meses. Isto é, se sua renda mensal é de 3 mil reais, sendo que deste valor você utiliza 2 mil e quatrocentos, deve planejar sua reserva de emergência em, no mínimo, 14 mil e quatrocentos reais, garantindo assim 6 meses sem precisar se preocupar com as contas fixas. 

#Dica 6: Procurando o apartamento ideal

A escolha de seu apartamento é totalmente pessoal, afinal, só você pode dizer quais são as prioridades ao buscar um novo lar. Mas, também temos dicas para que você não esqueça de nenhum detalhe ao ponderar sobre aquilo que realmente importa na hora da escolha. 

Para garantir uma boa escolha é importante analisar suas prioridades quanto ao imóvel, além de questões profissionais e de vida pessoal: seu local de trabalho influencia nesta escolha? Home office é uma possibilidade para você? Nestes casos, a localização e a quantidade de cômodos podem ser fatores decisivos. 

Como dicas extra vale a pena atentar para algumas questões que podem passar em branco:

–  Visite o imóvel em vários momentos do dia: visitando o apartamento mais de uma vez, em dias e horários diferentes, (incluindo final de semana) você pode ter uma noção mais completa sobre como será morar naquela vizinhança. Vale a pena redobrar a atenção quanto a segurança e barulho.

– Cheque as instalações tubulares de água e a rede elétrica, afinal é importante evitar gastos imprevistos.

– Observe a orientação do sol: muitos apartamentos sofrem com a falta ou excesso de incidência de sol, dependendo do seu estilo de vida este pode ser um elemento importante para a tomada de decisão.

Para te ajudar nesta busca e fornecer a melhor experiência na compra de seu apartamento, a Gomes de Almeida Imóveis garante serviços exclusivos, baseados em alta tecnologia, dedicação ao cliente e a melhor equipe para suas necessidades. Quer ajuda para escolher a imobiliária ideal, acesse o link e confira!

Acesse nosso site, consulte as regiões disponíveis, escolha seu imóvel desejado e agende sua visita: www.gomesdealmeidaimoveis.com.br
Para mais conteúdos envolvendo o universo imobiliário, continue de olho em nossa plataforma de blogs: www.gomesdealmeidaimoveis.com.br/blog

Alexandre

Alexandre

O que achou dessa matéria? Deixe sua opnião abaixo:

Sobre nós

Buscar a excelência nos serviços com soluções imobiliárias personalizadas para os seus clientes. Este é o objetivo da GOMES DE ALMEIDA IMÓVEIS, a partir da vasta experiência profissional de seus diretores no ramo imobiliário.

Posts rescentes

Siga-nos

Deixe seu e-mail para receber novidades